x
05 Jul BP 182: Beba Coca-Cola, Coma Pipoca

No verão de 1947, James Vicary ficou famoso por inserir as expressões “Beba Coca-Cola” e “Coma Pipoca” em uma fração de 1/3.000 de segundo em um filme chamado “Férias de Verão” e cunhou o termo “propaganda subliminar”, além de garantir o aumento no consumo dos 2 produtos “anunciados” no filme. Mesmo com seu autor desmascarado, nada daquilo tinha acontecido, esse tipo de ação foi banida por entidades reguladoras.
Na wikipidia, mensagem subliminar é “A definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente”
Se mensagens subliminares são estímulos que podem passar despercebidos pelo nosso consciente, o aroma ( que abordamos nas pills anteriores) e os demais sentidos não podem carregar uma mensagem subliminar? na verdade o estímulo aos sentidos em sí não é uma mensagem subliminar? Se pensarmos na quantidade de estímulos visuais que somos expostos atualmente um próprio outdoor, luminoso ou pop-up que vemos por fração de segundos ( no carro, trem, ou navegando na internet) não se tornam subliminares?


Sem comentários

Deixe seu comentário

Volte para a Home ou saiba mais sobre o serviços de  personalidade da marca e experiência de marca da agência.