x
11 Mar CEB+D RESPONDE: Marca, logotipo e logomarca, não é tudo a mesma coisa?

Marca é o nome da empresa, sua essência, sua identidade, o conjunto de sua comunicação interna e externa, seus funcionários, suas audiências, enfim, uma cultura e uma promessa.

Dessa forma fica bastante evidente que marca é algo que se encontra em uma esfera muito anterior a do logotipo.

Logotipo, por sua vez, é a tradução gráfica de uma marca, sua representação, uma forma de tornar tangível suas características intangíveis. Um logotipo pode ser composto por letras e símbolos, separados ou combinados.


A palavra logotipo vem do grego “logos”, que significa conhecimento e palavra e “typos”  que significa padrão e grafia. A soma dessas palavras criaria algo como “grafia da palavra” ou “palavra padrão”.


E logomarca? simplesmente não existe.


No livro “O efeito multiplicador do design” a autora atribui essa palavra a uma forma do seu genial inventor se referir a identidade visual mista ou assinatura visual, quando a representação da marca é composta por letras e símbolos.


Agora, o que dói mesmo é quando alguém diz com a maior propriedade: “ a logo”…

Sem comentários

Deixe seu comentário

Volte para a Home ou saiba mais sobre o serviços de  personalidade da marca e experiência de marca da agência.