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Social Branding

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VI
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Branding Para o 3º Setor

Muito além do assistencialismo

As técnicas de construção de marcas utilizadas no segundo setor apresentam limitações quando aplicadas no 3o setor. Segundo o Stanford Social Innovation Review (Kylander e Stone, 2012) “Embora as ambições dos gerentes de marca de entidades sem fins lucrativos estejam crescendo… Os modelos e terminologias utilizadas no terceiro setor para entender a marca permanecem os importados do segundo setor, utilizados para impulsionar o reconhecimento do nome e aumentar a receita.”
Na CEB+D, trabalhamos uma metodologia colaborativa de construção de marcas, que importa o pensamento do 2o setor as especifidades das ONGs e dos grupos produtivos. Dessa forma, somos capazes de, junto aos grupos, criar marcas com capacidade de inseri-los no mercado competitivo formal.
A compreensão da existência de características peculiares de cada comunidade é um dos aspectos centrais da discussão, além de um importante fator de fortalecimento da identidade da própria comunidade. O processo de elaboração colaborativa desse novo posicionamento serve não só para a construção de uma nova marca, mas também, ou principalmente, para o reconhecimento social e validação daquele encontro de pessoas que caracteriza uma comunidade ou grupo produtivo, não só por parte do mercado, masprincipalmente como forma de reconhecimento da própria identidade das comunidades e grupos.

Propósito

Qual é a sua contribuição para o mundo?

Na CEB+D ajudamos as marcas a identificar o seu propósito. Propósito não é posicionamento, nem visão ou missão, é algo muito maior do que a própria empresa e não começa e nem termina nela própria, pertence ao mundo. Propósito é muitas vezes confundido com alma da marca, na agência acreditamos que:
alma é pra dentro
propósito é pra fora
alma orienta a empresa
propósito a insere no mundo

Responsabilidade Social

Marcas feitas por pessoas devem pensar nas pessoas

“Responsabilidade social é pensar nas pessoas”
Na CEB+D ajudamos as empresas a desenvolver seus programas de responsabilidade social orientado para as pessoas e alinhados aos conceitos, identidade e propósito das marcas. Responsabilidade social é um termo que abrange mais do que a sustentabilidade, envolvendo meio-ambiente, pessoas, dinâmicas de consumo, produção, inclusão e comercialização.

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